domingo, 20 de dezembro de 2015

Papa: enfeites natalinos são presentes para Jesus


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira (18/12), na Sala Paulo VI, aproximadamente 600 pessoas, que representavam os doadores do presépio e da árvore de Natal da Praça São Pedro. Francisco destacou que os enfeites natalinos não são apenas um presente ao Papa e aos peregrinos, mas principalmente ao Senhor Jesus: “porque Ele é o aniversariante”. Veja em VaticanBR
 
“Agradeço pelas amáveis palavras do bispo de Regensburg, Dom Voderholzer e Dom Luigi Bressan, Arcebispo de Trento, e cumprimento todas as autoridades das comunidades alemãs de Hirschau, Schnaittenbach e Freudenberg, que doaram a árvore de Natal, os representantes da Província de Trento, que juntamente com a Arquidiocese, montaram o presépio.”
“Gostaria também de agradecer os pequenos artistas que decoraram a árvore e parabenizá-los: vocês ainda são muito jovens, mas já expõem suas obras na Praça São Pedro”, ressaltou.
Jesus vive permanentemente no meio de nós
Francisco reforçou também que Jesus não só passou pela terra ou dedicou somente um pouco do seu tempo, “mas veio para fazer parte de nossa vida e acolher os nossos desejos”. Segundo o Papa, Jesus desejou viver “conosco e por nós”. “O presépio nos recorda isso: Deus, por sua grande misericórdia, desceu até nós para permanecer permanentemente conosco”, disse.
Humildade e simplicidade
“O presépio nos lembra que Ele nunca foi posto à força. Para salvar-nos, não mudou a história realizando um milagre grandioso. Ao contrário, veio com toda simplicidade, humildade e delicadeza. Deus não ama as revoluções impostas pelos poderosos da história e nem utiliza uma varinha mágica para mudar as situações.”
“Se fez pequeno, uma criança, para nos atrair com seu amor, para tocar nossos corações com sua humilde bondade; para contagiar com sua pobreza, aqueles que buscam acumular um falso tesouro deste mundo.”
São Francisco de Assis
Em seu discurso, o Papa citou ainda São Francisco de Assis, que, de acordo fontes franciscanas, tinha o mesmo desejo quando criou o presépio. O Santo Padre disse que São Francisco desejava celebrar o nascimento daquele Menino, nascido em Belém.
“Nessa cena, portanto, ‘homenageia a simplicidade, exalta a pobreza e a humildade é louvada’ (468-469). Então, eu convido vocês a ficar na frente da manjedoura, porque ali a ternura de Deus nos fala. Ali contemplamos a misericórdia divina, que se fez homem e pôde olhar em nossos olhos.”
Iluminação do presépio e da árvore de Natal
A cerimônia de iluminação da árvore de Natal e do Presépio está prevista para ocorrer a partir das 16h (hora local).
O evento não contará com a presença do Papa Francisco, que, no mesmo momento, presidirá a missa de abertura da Porta Santa da Caridade no albergue “Don Luigi Di Liegro” e o Refeitório “São João Paolo II”, na Estação Términi, centro de Roma, às 16h30.
“Suas doações, que serão acesas hoje à noite, irão atrair muitos olhares e acima de tudo reacender a vida na verdadeira luz de Natal. Obrigado! E, por favor, não se esqueçam de orar por mim”, finalizou. (PS)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2015/12/18/papa_enfeites_natalinos_presentes_jesus/1195245

Nenhum comentário :

Postar um comentário