domingo, 10 de janeiro de 2016

Card. Parolin: Papa insiste na reforma da Cúria


Cidade do Vaticano (RV) – “Francisco insiste muito na reforma da Cúria”: palavras do Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, em entrevista à Rádio Vaticano.
O Card. Parolin integra o “C9”, o Conselho dos Cardeais instituído pelo Papa para reformar a Cúria. “Francisco insiste muito na dimensão missionária da Igreja e na necessidade de reformar suas estruturas, “in primis” a Cúria Romana",destacou o Secretário de Estado.
Missão do sacerdote
“Precisamos de menos palavras e de mais bom exemplo. Muitas coisas mudaram, a sociedade de hoje não é a mesma de ontem, portanto é lógico que também por parte da Igreja não falte um esforço de adaptação às novas condições de vida. Porém, a vocação e a missão de um sacerdote permanecem sempre as mesmas: levar Deus às pessoas e levar as pessoas a Deus, o Deus do Evangelho”. Trata-se de “uma missão que não se transforma nas contigências históricas”, ressaltou.
Diplomacia vaticana
O purpurado, que no próximo dia 17 completará 61 anos, falou também de sua carreira como diplomata: “Sempre me propus viver a diplomacia como sacerdote e a partir do sacerdócio. Em várias ocasiões, por exemplo, notei que podia dizer uma palavra onde outros não tinham vez; uma palavra que talvez não tenha mudado as coisas, mas que era importante dizer naquele momento”. E acrescentou: “Naturalmente, os modos para ajudar os outros são múltiplos, mas também através do serviço diplomático da Santa Sé se pode anunciar o Evangelho e impregnar a sociedade com os seus valores”.
Misericórdia
Para o Card. Parolin, o tema da misericórdia é central também no campo diplomático para a superação dos conflitos. A propósito, citou a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, na qual Francisco defende que “não é possível resolver um conflito sem misericórdia, no sentido do perdão e de uma atitude de benevolência em relação ao outro, inclusive nos seus limites e nos seus erros”.
(BF)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/01/10/card_parolin_papa_insiste_na_reforma_da_c%C3%BAria/1200066

Nenhum comentário :

Postar um comentário