domingo, 13 de março de 2016

"Gaudium et Spes" é tema da quarta pregação de Quaresma


Cidade do Vaticano (RV) – O Pregador da Casa Pontifícia Fr. Raniero Cantalamessa, fez sua quarta meditação na manhã desta sexta-feira (11/03) na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano.
Fr. Cantalemessa fez uma reflexão espiritual sobre a família na "Gaudium et Spes" e na atualidade. Segundo ele, dos vários problemas da sociedade abordados neste texto conciliar – cultura, economia, justiça social, paz –, o mais atual e problemático é o do matrimônio e família.
O frade capuchinho seguiu o mesmo método da Constituição pastoral, isto é, primeiramente destacando as conquistas positivas do mundo moderno (“as alegrias e as esperanças”), e, em segundo lugar, os problemas e os perigos (“as tristeza e as angústias”).
O pregador da Casa Pontifícia levou em consideração em sua análise as mudanças dramáticas que ocorreram neste campo ao longo do meio século transcorrido desde então, abstendo-se porém de tocar alguns problemas particulares discutidos no Sínodo dos bispos, sobre os quais só o Papa tem o direito de dizer alguma palavra.
Fr. Cantalamessa evocou o desígnio de Deus sobre matrimônio e família, “porque é sempre dele que os fiéis devem partir” para, em seguida ver o que a revelação bíblica pode trazer para a solução dos problemas atuais.
Leia aqui o texto da íntegra de sua meditação. 
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/03/11/gaudium_et_spes_%C3%A9_tema_da_quarta_prega%C3%A7%C3%A3o_de_quaresma/1214586

Nenhum comentário :

Postar um comentário