sexta-feira, 4 de março de 2016

Pregação da Quaresma: todos devem evangelizar com palavras e obras


Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco e seus colaboradores da Cúria Romana participaram na manhã de sexta-feira (04/03) da terceira pregação da Quaresma, na Capela Redemptoris Mater.
O tema proposto pelo pregador da Casa Pontifícia, Fr. Raniero Cantalamessa, foi “Anunciar a Palavra. O Espírito Santo, principal agente de evangelização”.
Com este tema, Fr. Cantalamessa concluiu as reflexões sobre a constituição Dei Verbum. O frade capuchinho recordou que o meio primordial e natural com o qual se transmite a palavra é o sopro, a voz. Também a Palavra de Deus segue esta lei. Ela se transmite por meio de um sopro por obra do Espírito Santo.
Na prática, acrescentou Fr. Cantalamessa, quando se fala de evangelização a primeira coisa a evitar é pensar que esta seja sinônimo de pregação – o que seria reservado a uma categoria particular de cristãos. Ao invés, a tarefa de evangelizar é de todos, com palavras e obras.
Mas no âmago da evangelização deve estar um amor genuíno pelos homens: esta é a alma do Evangelho. “O Evangelho do amor só pode ser anunciado por amor. Se não nos esforçarmos a amar as pessoas que temos diante de nós, as palavras se transformam facilmente entre as mãos em pedras que ferem e das quais nos defendemos”, disse o Pregador da Casa Pontifícia.
“Amor, portanto, pelos homens. Mas também – e sobretudo – amor por Jesus. É o amor de Cristo que deve nos impulsionar”, concluiu. 
(BF)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/03/04/papa_participa_da_terceira_prega%C3%A7%C3%A3o_da_quaresma/1212951

Nenhum comentário :

Postar um comentário