terça-feira, 5 de abril de 2016

A importância da Comissão para a Doutrina da Fé dentro da CNBB


Cidade do Vaticano (RV) - No nosso espaço dedicado a melhor conhecer as diferentes Comissões Episcopais Pastorais que compõe a CNBB, vamos continuar a tratar na edição de hoje da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé presta um serviço ao episcopado brasileiro em questões de doutrina, fé e moral. Também trabalha certos temas e depois edita os textos que foram elaborados pelos peritos, examinados pelos bispos da Comissão. Neste sentido, já foram elaborados diversos subsídios, e editados pela CNBB, que fornecem um parecer à respeito de algum tema, a partir do questionamento ou da necesidade ou da sugestão do Episcopado. Além das reuniões entre os membros da Comissão e eventualmente com alguns peritos, a Comissão também promove encontros com teólogos.
O Presidente da Comissão, Dom  Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP), nos fala sobre a dinâmica de escolha dos membros da Comissão:
"Agradeço muito a possibilidade de tecer aqui uma palavra sobre esta Comissão, que é uma das Comissões da Conferência Episcopal Brasileira, que leva muito à sério a questão da fé, da doutrina e preza esta Comissão, tanto que a eleição dos membros desta Comissão é feita com muita responsabilidade,  atenção, por parte de todos os Bispos que votam em plenário a escolha do nome do Presidente da Comissão, que no caso sou eu. Depois, o Conselho Episcopal, o Consep, o Conselho Episcopal da Conferência, ouvindo a sugestão do Presidente eleito pela Assembleia, suas indicações, elege os membros, tudo por votação. Votação nas urnas eletrônicas que tem lá na Assembleia e também no Consep, no Conselho Episcopal da Conferência. E também é interessante, e não só se escolhe os membros da Conferência pela competência teológica em determinada área, mas também vindos das diversas regiões do Brasil, para que não se concentre os membros da Comissão somente em um Estado ou uma realidade geográfica. Atualmente nós temos como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina, Dom Marian Piatek; Bispo de Coari, na Amazônia; temos o Dom João Cardoso, Bispo de Bom Jesus da Lapa, no nordeste, na Bahia; Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Dom Waldemar Passini Dalbello, que é Bispo da Diocese de Luziânia, em Goiânia, no Centro Oeste do Brasil. Então com isto, nós temos condições de ter na Comissão, representação das várias áreas geográficas do nosso país, e que participam da Conferência Episcopal".
A Comissão passou a ter este nome a pedido da Congregação para a Doutrina da Fé. Mas, qual a ligação entre as duas instituições?
"Nós estamos sempre abertos e a ligação é estar abertos para receber alguma solicitação como já recebemos e respondemos através da Presidência. Eventualmente se houver necessidade podemos nos visitar, encontrar, e inclusive penso que na próxima vez que for à Itália, penso em fazer uma visita na Congregação, para conhecer os membros da Congregação e também estabelecer um certo diálogo, o que é bom. Mas estamos abertos às solicitações. A nossa existência eu acho que também é fruto de uma solicitação da Congregação para a Doutrina da Fé, para que tivesse no episcopado esta Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, que anos atrás ajudou muito a Conferência. Inclusive todos os anos, quando a Conferência se reúne, no organograma da Conferência, a Comissão Episcopal para a Doutrina da fé tem uma hora todinha para falar aos bispos, expor alguns temas, fazer ou alguma advertência ou alguma palavra autoritativa, de resposta à consulta à Comissão, os bispos se colocam lá na frente e tem uma hora para dialogar e expor e falar ao plenário. Acho que é muito significativo, inclusive dentro dos trabalhos da Conferência, que são muitíssimos. Pelo tempo que se dedica à Comissão era 1h30min, agora é uma hora, já é bastante também, nós vemos a importância que se dá a esta Comissão". 
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/04/01/representatividade_marca_a_comiss%C3%A3o_para_a_doutrina_da_f%C3%A9/1210725

Nenhum comentário :

Postar um comentário