sexta-feira, 17 de junho de 2016

Francisco: Circenses e artistas de rua, semeadores de beleza


Cidade do Vaticano (RV) – O Vaticano e seus arredores se tingiram com as cores circenses na manhã desta quinta-feira (16/06) com a presença de milhares de artistas itinerantes que estão em Roma para participar de seu Jubileu com o Papa Francisco.
O evento atraiu pessoas que se apresentam em ruas, circos, parques de diversões e feiras, músicos populares e aristas em geral: ‘a grande família do espetáculo ambulante’, como disse Francisco, recebendo-os na Sala Paulo VI.
“Vocês são os ‘artesãos’ da festa, da maravilha, da beleza: com estas qualidades, vocês enriquecem as sociedades do mundo, alimentam sentimentos de esperança e confiança. No Jubileu da Misericórdia, não podia faltar este encontro, porque com suas contínuas locomoções, podem levar a todos o amor de Deus, seu abraço e sua misericórdia”.
O espetáculo itinerante e popular é a forma mais antiga de diversão; está ao alcance de todos e se dirige a todos, pequenos e grandes, especialmente famílias. Difunde a cultura do encontro, segundo o Pontífice, porque os espaços que ocupam se tornam lugares de agregação e fraternidade.
Depois de encorajar os artistas a acolherem as pessoas mais carentes e necessitadas de consolo, o Papa lhes lembrou a importância de ‘cuidar da fé’, mesmo que, por causa da mobilidade, não possam pertencer a uma paróquia fixa.
“Como sabem, a Igreja se preocupa pelos problemas inerentes à sua vida itinerante e quer ajudar vocês a eliminar os preconceitos que por vezes os relegam às margens. Que vocês possam sempre trabalhar com amor e atenção, ser generosos nas obras de caridade e disponíveis em oferecer os recursos e as riquezas de suas artes e profissões”.  
(cm)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/06/16/circenses_e_artistas_de_rua,_semeadores_de_beleza/1237627

Nenhum comentário :

Postar um comentário