terça-feira, 5 de julho de 2016

Missionárias da Caridade preparam canonização de Madre Teresa


Roma (RV) - Madre Teresa de Calcutá será canonizada pelo Papa Francisco no próximo dia 4 de setembro. As Missionárias da Caridade preparam-se para o evento com um programa festivo, que se estenderá de 1º a 8 de setembro, e que inclui celebrações litúrgicas e diversas atividades, como a possibilidade de venerar as relíquias da Santa.
"Portadora do amor terno e misericordioso de Deus" será o tema da canonização, celebrada no âmbito do Jubileu da Misericórdia.
No dia 1° de setembro, às 9 horas, será inaugurada na Universidade LUMSA a "Exposição da vida, o espírito e a mensagem de Madre Teresa". Na parte da tarde, das 16 às 20h30, se realizará no Auditório Santa Cecília "Festejo familiar com os pobres e para os pobres das Missionárias da Caridade".
No dia seguinte (02/09) serão celebradas Missas em diferentes idiomas na Basílica Santa Anastácia, de Roma. A Eucaristia em espanhol será às10h30min e será presidida pelo Arcebispo Emérito de Yucatán (México) DomEmilio Carlos Berlie. Depois de cada celebração haverá a possibilidade de venerar as relíquias da futura santa.
Catedral de Roma
Já na parte da noite, das 20h30 às 22 horas, terá lugar na Basílica São João de Latrão a Vigília de Oração com Adoração Solene, presidida pelo Vigário Geral do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. O tema do encontro será "Irradiando a Luz de Cristo: Um chamado à Santidade".
No sábado, dia 3 de setembro, às 10 horas, terá lugar a Catequese do Papa Francisco na Praça São Pedro. Mas tarde, às 17 horas, a Basílica San Andreadella Valle será a sede do evento "Oração e Meditação Musical", um Oratório em homenagem à Beata Teresa de Calcutá, seguido pela veneração das relíquias da Beata e a Santa Missa às 19 horas.
Canonização
No domingo, 4 de setembro, a Missa de canonização da fundadora das Missionárias da Caridade às 10 horas na Praça São Pedro, presidida pelo Papa Francisco.
Na segunda-feira, 5 de setembro, será celebrada na Praça São Pedro a primeira festa de Santa Teresa de Calcutá e a Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin.
Na parte da tarde, das 16 às 18h30min, terá lugar na Basílica São João de Latrão a veneração das relíquias da nova santa.
No dia seguinte (06/09), os fiéis terão novamente a oportunidade de venerar as relíquias na Basílica São João de Latrão das 7 horas às 18h30min.
Quarto da santa
Por fim, as relíquias serão trasladadas para a Igreja São Gregório Magno no Celio, para a veneração nos dias 7 e 8 de setembro das 9 às 18 horas. Os fiéis terão a oportunidade de visitar o quarto de Madre Teresa no Convento de São Gregório das 8h30 às 12 horas e das 16h10 às 19 horas.
As Missionárias da Caridade escrevem em seu site que a canonização se realiza durante o Jubileu da Misericórdia, "em particular durante a celebração do Jubileu dos Trabalhadores e voluntários da misericórdia".
"Todo o Pontificado do Papa Francisco está marcado pela atenção e o amor pelos últimos, os mais insignificantes e os extraviados, pelos marginalizados, por aqueles que estão na periferia da existência humana - os mais pobres dos pobres. Que apropriado, então, ter Madre Teresa para ser - como poderíamos dizer - a Santa deste Jubileu!".
O programa completo (em espanhol) está no site das Missionárias da Caridade.
(JE)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/07/04/mission%C3%A1rias_da_caridade_preparam_canoniza%C3%A7%C3%A3o_madre_teresa/1241946

Nenhum comentário :

Postar um comentário