sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Brasil participa de Congresso no Vaticano sobre desenvolvimento sustentável


Cidade do Vaticano (RV) - Jovens de todo o mundo estão debatendo, no Vaticano, o tema do desenvolvimento sustentável, numa iniciativa promovida pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O evento realiza-se nesta segunda e terça-feira (31 de outubro e 1º de novembro) na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos.
O encontro tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, com especial destaque para a educação, o trabalho digno e o crescimento econômico.
Neste último ponto, os participantes se concentrarão no item: "criar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado; erradicação da escravidão moderna e tráfico de seres humanos; proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento crianças-soldados; e até 2025 erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas”.
Durante o encontro, os participantes irão apresentar projetos e iniciativas. Dois projetos serão escolhidos como a melhor expressão do evento e serão promovidos pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais na Conferência da COP22, entre os dias 7 e 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos.
Em 2017, a iniciativa vaticana será repetida para estudar o resultado e as consequências desta primeira reunião.
Do Brasil, participa Gabriel Marquim, representando a Comunidade dos Viventes e o Projeto Vincular.
Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um programa de ação assinado em setembro de 2015 pelos governos dos 193 países membros da ONU.
Ela engloba 17 metas para o Desenvolvimento Sustentável em um programa de ação com um total de 169 metas ou objetivos. O lançamento oficial dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável coincidiu com o início de 2016, guiando o mundo para os próximos 15 anos: os países se comprometeram a atingir as metas até 2030.
Os Objetivos de Desenvolvimento dão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que os precederam e são metas comuns a um conjunto de questões importantes para o desenvolvimento: a luta contra a pobreza, a eliminação da fome e combate às mudanças climáticas, para citar apenas alguns.
"Objetivos comuns" significa que eles se aplicam a todos os países e todos os indivíduos: ninguém está excluído, nem deve ser deixado para trás ao longo do caminho, é necessário levar o mundo nesse caminho sustentável.
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2016/10/31/congresso_no_vaticano_sobre_desenvolvimento_sustent%C3%A1vel/1268977

Nenhum comentário :

Postar um comentário