sábado, 7 de janeiro de 2017

Papa batizará este domingo 28 crianças na Capela Sistina


Cidade do Vaticano (RV) – Este domingo, 8 de janeiro, o Papa Francisco preside na Capela Sistina a Santa Missa por ocasião da Festa do Batismo do Senhor. Durante a celebração, o Santo Padre batizará 28 crianças. A Rádio Vaticano vai transmitir a celebração, com comentários em português, a partir das  6h25min, horário de Brasília.
Será a quarta vez em seu Pontificado que Francisco presidirá a Missa na Capela Sistina no dia em que se conclui o Tempo de Natal, administrando o Sacramento do Batismo a 13 crianças do sexo feminino e a 15 do sexo masculino.
A Liturgia fala do Batismo de Jesus, “em espírito e fogo” (Lc 3,16). Eis o que disse o Papa Francisco no Angelus de 10 de janeiro de 2016:
“No Batismo cristão o Espírito Santo é o principal artífice: é Ele que queima e destrói o pecado original, restituindo ao batizado a beleza da graça divina; é Ele que nos liberta do domínio das trevas, ou seja do pecado, transferindo-nos para o reino da luz, ou seja do amor, da verdade e da paz: este é o reino da luz. Pensemos a que dignidade nos eleva o Batismo!”.
O Batismo, disse O Papa reiterou, na mesma ocasião, que o Batismo nos torna filhos de Deus:
 “Esta realidade maravilhosa de ser filhos de Deus comporta a responsabilidade de seguir Jesus, o Servo obediente, reproduzindo em nós mesmos os seus lineamentos: ou seja, mansidão, humildade e ternura. E isto não é fácil, especialmente quando ao nosso redor há tanta intolerância, soberba e dureza. Mas com a força que nos vem do Espírito Santo, isto é possível!”.
De fato, o Espírito Santo, recebido pela primeira vez em nosso Batismo, é o que nos abre à verdade:
”O Espírito impele a nossa vida pelo caminho exigente mas jubiloso da caridade e da solidariedade para com os nossos irmãos. O Espírito confere-nos a ternura do perdão divino, permeando-nos com o vigor invencível da misericórdia do Pai. Não esqueçamos que o Espírito Santo é uma presença viva e vivificadora em quantos o recebem, reza em nós e enche-nos de alegria espiritual”.
O Papa, então, exorta todos a recordar o dia de nosso Batismo:
“É uma data a ser festejada – disse – porque é a data de nosso renascimento como filhos de Deus” Festejar este dia “significa reafirmar a nossa adesão a Jesus, com o compromisso do viver cristão, membros da Igreja e de uma nova humanidade, na qual todos somos irmãos”.
E então, o convite aos pais para protegerem a fé das crianças:
“Não vos esqueceis de que a maior herança que vocês poderão dar às vossas crianças é a fé. Cuidem para que não seja perdida, de fazê-la crescer e deixá-la como herança (...) Faço votos de que sejam capazes de fazer crescer estas crianças na fé”. (Homilia 10 de janeiro de 2016).
Durante a Missa na Capela Sistina neste domingo, se rezará pelas crianças que sofrem, para que “o Senhor suscite sempre homens e mulheres capazes de voltarem-se para elas com uma caridade incansável”.
(sc/je)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2017/01/07/papa_batizar%C3%A1_este_domingo_28_crian%C3%A7as_na_capela_sistina/1284263

Nenhum comentário :

Postar um comentário