quarta-feira, 10 de maio de 2017

Conclusões da XIX reunião dos Cardeais Conselheiros (C9)


Cidade do Vaticano (RV) - Realizou-se de segunda até esta quarta-feira (26/04), no Vaticano, a XIX reunião dos Cardeais conselheiros (C9) com o Papa Francisco. Durante as sessões de trabalho – realizadas tanto pela manhã quanto pela tarde – discutiu-se, em particular, sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide) e sobre o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Segundo o porta-voz vaticano e director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, foram examinados alguns textos a serem propostos ao Papa acerca do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, e três tribunais: a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.
Trata-se de modificações que não levarão a verdadeiras mudanças, mas à actualizações, explicou Burke. Foi também dada atenção à selecção e formação daqueles que trabalham na Santa Sé, leigos e clérigos.
A questão foi tratada pela Secretaria de Estado, pelo Conselho para a Economia e o Departamento do Trabalho da Sé Apostólica. A propósito, eis o que disse Burke:
“Creio que seja uma coisa fundamental e que o Papa tem claramente muito a peito: a cultura, a cultura no seio da Santa Sé e o espírito de serviço, sem dúvida. Portanto, haveremos de ver como será feita a selecção e a formação dos que trabalham no Vaticano. É preciso sempre recordar que não se trata apenas de um posto de trabalho, mas um serviço ao Santo Padre, um serviço à Santa Sé.”
O prefeito da Secretaria para a Economia, Cardeal George Pell, informou sobre os trabalhos realizados pelo dicastério, detendo-se com atenção sobre o acompanhamento das despesas do ano em curso.
Depois foi a vez do Cardeal Sean O’Malley, na qualidade de presidente, informar sobre o trabalho da Pontifícia Comissão para a protecção dos menores, com particular atenção para: programas de educação globais, última reunião plenária e visitas a vários dicastérios. Outro tema importante abordado pelo C9 foi o da descentralização da relação entre Conferências episcopais e Cúria Romana, como explicitou o director da Sala de Imprensa da Santa Sé:
“Vimos como mudaram as visitas ad Limina: o Papa fala sem texto com os bispos, aos quais não é entregue o discurso. E se vê que estão estudando modos para ser mais eficazes, mais a serviço dos bispos e das Conferências episcopais, e como o Papa deseja ser mais eficaz, mais em diálogo com os bispos e quer que também a Cúria proceda desse modo. Por outro lado, há o estudo sobre as competências, as faculdades, que talvez poderão passar, em algumas situações, da Cúria Romana para os bispos locais.”
A próxima reunião do Conselho dos cardeais (C9) está prevista para os dias 12, 13 e 14 de Junho próximo.
Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2017/04/27/conclus%C3%B5es_da_xix_reuni%C3%A3o_dos_cardeais_conselheiros_(c9)/1308350

Nenhum comentário :

Postar um comentário