quinta-feira, 20 de julho de 2017

Papa: rezemos pelas vítimas das máfias, lutemos contra a corrupção


Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco publicou um tweet nesta quarta-feira (19), somente em língua italiana, em virtude dos 25 anos do assassinato do juiz Paolo Borsellino e dos seus cinco agentes de segurança, vítimas da máfia em Palermo, na Itália. Diz a mensagem de Francisco publicada na conta @Pontifex: “Rezemos por todas as vítimas das máfias, peçamos a força para seguir em frente, para continuar a lutar contra a corrupção”.
O crime aconteceu em 19 de julho de 1992, mas, 57 dias antes, foram também assassinados o seu amigo, a sua mulher e mais três homens da segurança.
O tweet do Papa reforça uma série de iniciativas no país para renovar o compromisso na luta e na defesa da legalidade e da justiça. No Senado italiano, o presidente Pietro Grasso pediu um minuto de silêncio em memória à coerência e ao sentido de dever do juiz assassinado que, num “domingo qualquer de verão” se transformou, num instante, “numa ferida que nunca poderemos curar”.
Já o presidente da Itália, Sergio Mattarella, reafirmou que a “máfia não é um mal incontestável, mas um fenômeno criminal que pode ser derrotado”. Mattarella falou de um país que vive dias de reconhecimento ao juiz Borsellino e a homens como ele, capazes de promover uma sociedade sana e virtuosa e com um método eficiente de trabalho que definiu como “patrimônio precioso” contra a criminalidade.
O Pe. Luigi Ciotti, presidente de “Libera”, uma entidade italiana de promoção da legalidade e da justiça, pediu coragem por parte das instituições para aprofundar a leitura judiciária dos fatos e as responsabilidades políticas. E advertiu: “hoje, mais do que nunca, é preciso que os homens das instituições falem, dando a sua contribuição em busca da verdade”. (AC)
Fonte:http://br.radiovaticana.va/news/2017/07/19/papa_rezemos_pelas_v%C3%ADtimas_das_m%C3%A1fias,_lutemos_contra_a_cor/1325987

Nenhum comentário :

Postar um comentário